Morre aos 93 anos James Earl Jones, ator de A Grande Esperança Branca e voz de Darth Vader.
- José Neto
- 9 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Americano é um dos poucos ganhadores de todos os principais prêmios do entretenimento dos EUA. Ele também ficou conhecido como a voz de Mufasa, de 'O Rei Leão'.
James Earl Jones, ator consagrado e conhecido por dar voz a Darth Vader na franquia Star Wars, faleceu aos 93 anos nesta segunda-feira (9). Segundo o site Deadline, ele morreu em sua casa, em Nova York, conforme confirmado por seus agentes. A causa da morte não foi divulgada.
Respeitado por diversas gerações de fãs e colegas, Jones é um dos poucos artistas a conquistar os maiores prêmios do entretenimento americano, incluindo o Emmy (TV), Grammy (música), Tony (teatro) e um Oscar honorário — uma realização conhecida como EGOT.
Após servir no exército americano durante a Guerra da Coreia, nos anos 1950, Jones iniciou sua carreira nos palcos, estreando na Broadway em 1957. Em 1968, ganhou seu primeiro Tony por sua atuação como protagonista em The Great White Hope, papel que também lhe rendeu uma indicação ao Oscar em 1970, na adaptação cinematográfica intitulada A Grande Esperança Branca.
James Earl Jones fez sua estreia no cinema em 1964, no clássico Dr. Fantástico, dirigido por Stanley Kubrick. No entanto, o papel que o tornaria mundialmente famoso só viria 13 anos depois, em 1977, quando emprestou sua voz marcante ao vilão Darth Vader em Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (então conhecido no Brasil como Guerra nas Estrelas).
Jones repetiu o papel nas três produções da trilogia original e retornou como Darth Vader em Rogue One: Uma História Star Wars (2016). Sua voz profunda se tornou uma de suas marcas registradas, sendo também responsável por dar vida a Mufasa, o pai do protagonista em O Rei Leão (1994). Seu desempenho foi tão icônico que ele foi o único do elenco original a reprisar o papel na versão em computação gráfica de 2019.
Seu último trabalho no cinema aconteceu em 2021, quando interpretou novamente o rei Jaffe Joffer em Um Príncipe em Nova York 2, ao lado de Eddie Murphy.
Embora nunca tenha recebido um Oscar por um trabalho específico, Jones foi homenageado com um Oscar honorário em 2012. Ele também venceu dois prêmios Emmy em 1991 por Conflito em Los Angeles e Anjo Maldito, além de ter sido indicado outras seis vezes. No teatro, conquistou dois Tony Awards de Melhor Ator, além de um Tony honorário. Seu Grammy foi na categoria de narração em audiolivro, por Great American Documents, em 1977.
Commentaires