O iPhone 16 chega ao mercado com uma novidade: um botão exclusivo para controlar a câmera, trazendo mais praticidade para capturar fotos e vídeos com agilidade.
- José Neto
- 9 de set. de 2024
- 3 min de leitura
A Apple apresentou nesta segunda-feira (9) o iPhone 16, nova geração de celulares da empresa. Os modelos serão vendidos no Brasil a partir de 24 de setembro e custarão entre R$ 7.999 e R$ 15.499.
A Apple e empresas de tecnologia ao redor do mundo estão correndo para adicionar IA aos produtos, e espera-se que os telefones sejam um dos campos de batalha mais importantes. A empresa sediada em Cupertino, Califórnia, também está apostando que o recurso de IA levará os consumidores a atualizarem seus dispositivos em meio a uma desaceleração nas vendas do iPhone.
A Apple apresentou o Apple Intelligence, um novo software de IA que promete aprimorar a assistente pessoal Siri, tornando-a mais natural, relevante e personalizada. Além disso, o sistema vai melhorar a compreensão e identificação de objetos capturados pela câmera dos iPhones.
Craig Federighi, chefe de engenharia de software da Apple, afirmou que essa tecnologia marca uma nova era para a Siri. Uma versão de teste do Apple Intelligence será lançada nos EUA no próximo mês e, em dezembro, para outras regiões de língua inglesa. Idiomas como chinês, francês, japonês e espanhol receberão a atualização no ano que vem.
O iPhone 16 traz o chip A18, traseira de alumínio e um novo botão personalizável para controles de câmera.
Um botão na lateral para controlar a câmera, além de um processador mais rápido e o Apple Intelligence, conjunto de recursos de inteligência artificial, alguns deles desenvolvidos em parceria com a Open AI, criadora do ChatGPT.
O recurso será liberado em outubro, em inglês, e será levado gradualmente para outros países – a empresa ainda não revelou o prazo para a chegada da novidade em português.
Como já era esperado, foram poucas as mudanças no design do iPhone em relação às últimas gerações. O iPhone 16 e o 16 Plus continuam com o mesmo tamanho de tela.
A novidade mais notável no visual desses modelos é a posição das duas lentes traseiras, que agora se alinham na vertical, em vez de na diagonal.
O botão exclusivo para fotos fica no lado direito da tela, bem abaixo dos controles de ligar/desligar
Além dele, o iPhone 16 e 16 Plus ganharam o botão de Ação, no lado esquerdo. Ele oferece um atalho para comandos rápidos e, até então, só estava disponível nos modelos 15 Pro e 15 Pro Max.
O iPhone 16 Pro cresceu um pouco e passou a ter uma tela de 6,3 polegadas, enquanto a do 15 era de 6,1 polegadas. A do iPhone 16 Pro Max aumentou de 6,7 polegadas para 6,9.
O Pro e o Pro Max têm duas câmeras traseiras de 48 megapixels (a ultrawide no 15 Pro/Pro Max tinha 12MP). A terceira lente, de telefoto, segue com 12 MP.
Agora, os dois modelos Pro conseguem gravar vídeos em 4K em 120 frames por segundo, além de contarem com recursos que permitem controlar melhor o áudio em gravações.
Na câmera frontal, será possível contar com áudio espacial na gravação de vídeos, um detalhe mais "imersivo", que será mais percebido com o uso de fones de ouvido.
Na apresentação, a Apple demonstrou a tecnologia de filmagem avançada do 16 Pro sendo usada em um novo clipe do cantor canadense The Weeknd.
Os modelos também ganharam o novo processador A18 Pro, que promete desempenho mais rápido e eficiente, além de maior compatibilidade com inteligência artificial.
Segundo a Apple, ele permite que o iPhone 16 seja 30% mais rápido do que seu antecessor.
As opções de cores da linha 16 Pro, que tem acabamento em titânio, são preto, branco, titânio natural (um tom de cinza) e titânio-deserto (um tom de cobre).
Comentários