Todas as regiões do Brasil devem registrar baixa umidade nesta terça-feira; confira a previsão do tempo.
- José Neto
- 10 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Tempo seco contribui também para a má qualidade do ar, com os poluentes se concentrando nas camadas mais baixas da atmosfera.
Com uma sequência de semanas sem chuva e a pior seca da história do país, todas as regiões brasileiras devem ter baixos níveis de umidade do ar nesta terça-feira (10).
🔥A onda de calor que atua sobre o país agrava a situação. As frentes frias – e, consequentemente, a chuva volumosa – não têm conseguido avançar para o interior do Brasil. Isso mantém o tempo extremamente seco.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Centro-Oeste é a região com pior situação prevista: todos os estados da faixa central devem ter baixa umidade
🟡Nas demais regiões, os seguintes estados devem ter umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%:
Sul: norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná;
Sudeste: São Paulo e Minas Gerais;
Nordeste: oeste da Bahia, de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, sul do Ceará, Piauí e Maranhão;
Norte: sul do Pará, do Amazonas e do Acre e Rondônia.
Além da baixa umidade, o tempo seco contribui também para a má qualidade do ar, com os poluentes se concentrando nas camadas mais baixas da atmosfera.
Nesta segunda (9), São Paulo, por exemplo, estava entre as metrópoles mais poluídas do mundo.
O acúmulo da poluição com a fumaça vinda das queimadas, principalmente no Norte do país, pode trazer riscos à saúde. Nesse cenário, as principais recomendações do Ministério da Saúde são:
🫗 Aumentar a ingestão de água e líquidos ajuda a manter as membranas respiratórias úmidas e, assim, mais protegidas.
💨 Reduzir ao máximo o tempo de exposição, recomendando-se que se permaneça dentro de casa, em local ventilado, com ar-condicionado ou purificadores de ar.
🪟 As portas e as janelas devem permanecer fechadas durante os horários com elevadas concentrações de partículas, para reduzir a penetração da poluição externa.
🏋️ Evitar atividades físicas em horários de elevadas concentrações de poluentes do ar, e entre 12 e 16 horas, quando as concentrações de ozônio são mais elevadas.
Quando voltará a chover?
O bloqueio atmosférico, que tem mantido as temperaturas elevadas em todo o Brasil e o clima seco, é bastante intenso e ainda deve demorar para ser rompido.
A meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, afirmou que não há previsão de que as chuvas voltem a ser regulares no país a curto prazo.
"Somente a partir da segunda quinzena de outubro começaremos a ver pancadas de chuva ocorrendo quase todas as tardes", explicou.
🌧️Até lá, as chuvas estarão limitadas a áreas isoladas da costa leste do Nordeste, no sul dessa região, em algumas partes do litoral do Sudeste e no extremo Norte do país.
Ela também destacou que apenas uma chuva volumosa será capaz de dissipar a poluição e a fumaça, que têm sido frequentes no céu brasileiro.
Fumaça cobrindo o Brasil
Com o aumento recorde de queimadas, especialmente na Amazônia, grande parte do Brasil está sob uma densa camada de fumaça. De acordo com especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a fumaça já cobre cerca de 60% do território nacional.
➡️Até o final da semana, a fuligem deverá alcançar também países vizinhos, chegando às capitais da Argentina e Uruguai.
As correntes de vento desempenham um papel fundamental na dispersão dessa fumaça. Existe um fluxo natural vindo do oceano que entra no Brasil pelo Nordeste, passa pela Amazônia, absorve umidade e se move em direção ao sul do país.
Comments